Costelinha de porco, mel de abelhas nativas, repolho defumado

Por Roberta Sudbrack

8 porções

3 quilos de costelinha de porco com bastante carne e capa de gordura
300 gramas de manteiga sem sal
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Azeite
Mel de abelhas nativas
1 repolho branco e pequeno

Disponha as costelinhas em um tabuleiro e tempere os dois lados com sal e pimenta do reino moída na hora, corte a manteiga em cubos e disponha no tabuleiro, dê um fio de azeite e comece a assar com a parte da gordura para cima, tampe com papel alumínio lacrando bem para não perder o vapor que se forma e coloque em forno a 120ºc por aproximadamente 5 horas ou até que esteja bem macia e com os ossos saindo muito facilmente.

Após desossar a costelinha, leve ao forno para aquecer, misture 1 colher de sopa de mel com uma de azeite e pincele na parte da gordura, leve ao forno ou salamandra para dourar.

Corte o repolho em 8 gomos. Leve à grelha com carvão até que fique com as laterais das folhas bem chamuscadas. Retire da grelha e corte os pedaços maiores. Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e passe o repolho rapidamente para deixá-lo macio sem perder a textura.

Faça uma cama de repolho no prato. Corte a costelinha e sirva sobre a cama. Regue com o molho feito através dos próprios ossos da costelinha.